
Na linguagem oral:
Criança começa a falar mais tardiamente;
Dificuldade de pronunciar palavras;
Dificuldade de adquirir novo vocabulário ou uso correto da gramática;
Dificuldade em seguir instruções;
Confusão entre antes/depois, direita/esquerda, etc;
Muito uso de palavras "coringa" como "coisa".
Na leitura:
Aprendizado da leitura é difícil;
Dificuldade em fazer rimas ou contar sílabas;
Dificuldade em distinguir diferentes sons em palavras ou letras;
Leitura com troca da ordem das letras;
Omissão de palavras pequenas durante a leitura;
Demora na leitura de palavras maiores;
Baixa compreensão da leitura;
Leitura em voz alta lenta e com muito esforço.
Na escrita:
Dificuldade em colocar ideias no papel;
Muitos erros ortográficos;
Correção de texto ineficiente;
Escrita inconsistente.
Outros indicadores:
Dificuldade para dar nome a objetos, cores e letras, em testes de RAN (resposta automática rápida);
Memória ruim para listas, instruções ou fatos;
Precisa ver ou ouvir várias vezes para entender novos conceitos;
Fácil de se distrair por estimulo visual ou auditivo;
Trabalhos escolares inconsistentes;
As pessoas acham que é preguiçoso ou que precisava se esforçar mais;
Pais e parentes que tem as mesmas características.